Tandem: forma prática (e divertida) de aprender um idioma

Morar um tempo no exterior nem sempre significa obter a fluência desejada na língua estrangeira. Além de mergulhar nos livros, o contato com nativos que estejam dispostos a trabalhar pontos gramaticais, as sinuosidades da pronúncia e vocabulário é fundamental para ter sucesso na empreitada. Foi o que eu percebi ao longo dos 12 meses de intercâmbio na Alemanha.

Existem muitas pessoas que moram há alguns anos em outro país e ainda sentem dificuldades com o idioma, mesmo tendo contato frequente com nativos. Foi a partir dessa necessidade, que surgiu na década de 1970 o conceito de Tandem, um método de aprendizado de língua estrangeira tendo como base o intercâmbio de idiomas. A ideia consiste em unir falantes nativos (ou fluentes) em dois idiomas diferentes para que ambos aprendam uma língua estrangeira e ensinem a sua própria.

Embora pouco conhecido ou praticado no Brasil, esse método é bastante popular na Europa, fazendo parte da grade curricular de algumas universidades. As vantagens para quem o pratica são diversas, desde o contato direto com a cultura da língua estudada até a construção de boas amizades. Isso torna o aprendizado mais rápido e efetivo, de acordo com os mentores do método.

Alguns cuidados, entretanto, são fundamentais na hora do Tandem. É importante, por exemplo, estabelecer com o companheiro como serão os treinos e dividir os horários igualmente para que os dois idiomas sejam beneficiados. Isso, porque algumas pessoas procuram Tandem para conseguir aula particular e esquecem que se trata, na verdade, de uma troca. Assim, é sempre bom ficar atento.

O legal desse método é a possibilidade de adaptar à necessidade de cada um. Pode-se priorizar tópicos gramaticais, pronúncia, vocabulário ou mesmo deixar livre para conversação. Além disso, é uma forma de aprender em lugares fora da sala de aula, podendo marcar encontros em cafés, bibliotecas e, quem sabe, programar uma passeio em alguma cidade vizinha. Só não esqueça de que ter objetivos é importante.