Broas são uma ótima opção para lanches da tarde. (Foto: Aline Lima)
Broas são uma ótima opção para lanches da tarde. (Foto: Aline Lima)

Após um longo recesso na temática culinária, estamos de volta com uma dica fantástica para aqueles dias em que a geladeira e/ou a despensa conspiraram contra nós. As bruacas são uma ótima opção para os momentos em que algo prático, rápido e gostoso são fundamentais.

A receita que apresentarei aqui é tradicional na minha família, portanto, diretamente do nordeste. Ela data de um período em que morar no interior era bastante complicado e, assim, somente as visitas tinham o prazer de degustar esses bolinhos na casa da minha avó. Fico feliz que os tempos tenham mudado! Espero que gostem :)

Receita de bruaca

Ingredientes:


Ingredientes da broa (Foto: Aline Lima)
Foto: Aline Lima

♥ 2 ovos
♥ 2 colheres (sopa) de açúcar
♥ 3 colheres de trigo
♥ 1/2 colher de fermento

Modo de Preparo:



(Foto: Aline Lima)

Em suma, todos os ingredientes devem ser batidos. Comece pelas claras dos ovos até que fiquem em neves. Em seguida, acrescente as gemas e bata até misturar bem. Acrescente as colheres de açúcar e, após bater um pouco mais, coloque o trigo com o fermento. Continue o processo até a mistura se tornar uma massa e ganhar consistência.

Quando a massa estiver pronta, coloque um pouco de óleo na frigideira e esquente um pouco. Depois, acrescente a massa e deixe fritar em fogo baixo. Espere até o lado que estiver em contato com a frigideira ficar consistente, vire a broa e deixe fritar o outro lado. Cuidado para não queimar! Geralmente ficam prontas bem rápido.

Pronto, agora é só servir! Para acompanhar, gosto de chá ou café.


Para acompanhar as broas, beba chá ou café. Foto: Instagram/Aline Lima
Para acompanhar as broas, beba chá ou café. (Foto: Instagram/Aline Lima)
Quer mais dica? Confira o post anterior do blog sobre a arte de fazer bolos. Lá tem a receita de um delicioso bolo de cenoura! Aliás, tenho um carinho especial por esse post, pois ele foi um dos responsáveis por eu conseguir meu primeiro estágio, quando estudante de jornalismo. :)