![]() |
Foto: Dimitrios Tsatsas |
Foi esta dúvida que motivou Cordula Rau a compor o livro Por que os arquitetos vestem preto (em inglês, Why do architects wear black?, 2009), publicado pela editora Springer Wien New York. A arquiteta decidiu questionar colegas de diferentes nacionalidades a fim de desvendar esse mistério, até mesmo para os próprios arquitetos.
Ao todo, ela reuniu 111 respostas a partir das quais os profissionais tentam explicar o porquê do preto. A diagramação do livro é bem simples (“clean’, como diriam meus amigos designers) e lembra bastante um caderno de anotações. Ao folhear o livro, o leitor tem acesso às anotações originais dos arquitetos entrevistados, com a caligrafia e idioma de cada pessoa, na página do lado direito, e a tradução, no lado esquerdo, para o inglês.
![]() |
"Preto é a cor da intuição". Wolfgang Pöschl. (Foto: Aline Lima) |
O estilo da diagramação deixou o livro com um aspecto mais pessoal, aproximando o universo dos profissionais do universo de cada leitor. Assim, a leitura é rápida e bem agradável.
É interessante observar que, enquanto alguns negam o costume, como Peter Eisenman, de Nova Iorque, ao responder com um simples “Eu não visto preto.”, outros dão uma justificativa mais filosófica, como Hani Hashid, da mesma cidade, segundo o qual a razão é “Para desaparecer no espaço.”.
Eike Becker, de Berlin, foi mais explicativo. Para ele, “preto é a cor dos criativos: misteriosos, profundos e definidos. (O preto) fica bem com todas as cores.”. Por outro lado, Dietrich Fink, de Munique, preferiu deixar a interpretação aos leitores ao responder apenas com “verde.”.
COMENTÁRIOS